domingo, 16 de dezembro de 2018

Somos mais felizes que nossos pais?



Google imagens
“Tudo que é sólido desmancha no ar...” esta frase que também é o título de um famoso livro de Marshall Berman  retrata nosso tempo. Um tempo em que a solidez tornou-se difícil. Quanto mais corremos atrás do sucesso na vida acadêmica ou profissional mais nos afundamos em relações efêmeras, quantos amigos deixados para trás? Quantos amores jurados já não lembramos mais? Quantas promessas esquecidas, nomes, datas, lugares, pessoas. Esta é a realidade pós-moderna, onde os laços podem ser desfeitos com a mesma rapidez que se bloqueia alguém ou exclui da lista de contatos. Mas a pergunta é somos mais felizes que nossos pais? Quem está disposto a sacrifica-se para fazer alguém feliz? Disseram-nos para corremos atrás dos nossos sonhos, para sermos donos de nossas vidas e que um caminho exclui outro. Será que não podemos conciliar tudo isso com a solidez? Com relações duradouras e verdadeiras. Será que quando excluímos alguém de nossas redes sociais não transformamos estas pessoas em dados? O que estamos fazendo com o próximo e com nós mesmos?  Quando estamos com pressa tomamos café em copos descartáveis e logo jogamos fora, essa pressa nos dar o direito de fazermos o mesmo com as pessoas? A resposta é ética, não! Não podemos descartar nossas relações como descartamos objetos, se deu problema façamos como nossos avós e concertemos, há não ser que fira a nossa existência aí é outra conversa. Mas o que tento dizer com toda essa conversa filosófica é que precisamos voltar a acreditar no próximo e no amor, pois o amor nunca sai de moda, mas não é esse amor que arde e queima como chama, pois a chama logo se acaba, é o amor que conhece todos os defeitos do outro e não o abandona por isso, pelo contrário tenta transformá-lo em alguém melhor para um mundo melhor. 

2 comentários:

  1. É uma vergonha!Viçosa do Ceará habitada primeiramente por indios,hoje procuramos fazer contato com alguma associação Indígenas do local e não conseguimos!É Triste!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo de aculturação foi muito intenso, venho trabalhando para desconstruir a memória pejorativa que muitos têm sobre sua identidade.

      Excluir

Origem do feriado da Data Magna

Google imagens  Data magna significa uma data de grande relevância. No estado do Ceará 25 de março é uma data magna, pois é um dia important...