Sociedade |
Religião |
Forma de governo |
Egípcio |
Politeísta |
|
Hebreus |
Monarquia |
|
Fenícios |
Politeísta |
A alternativa quem preenche o quadro na sequência
correta é
(A) teocracia, monoteísta e talassocracia.
(B) teocracia, politeísta e monarquia.
(C) monarquia, monoteísta e monarquia.
(D) teocracia, monoteísta e teocracia.
(E) monarquia, monoteísta e oligarquia.
Questão 02. As mais antigas civilizações humanas tiveram origem no Oriente, surgem com o sedentarismo humano, com a organização social dos grupos cada vez maiores e mais complexos e também da necessidade de administrar os excedentes da produção agrícola. Podemos citar como exemplos de civilizações orientais antigas
(A) persas e
gregos.
(B) romanos e
gregos.
(C) hebreus e
gregos.
(D) egípcios e
romanos.
(E) egípcios e
hebreus.
Questão 03. Leia o texto a
baixo:
A agricultura, ao
fixar o homem ao solo, retirou- lhe a aventura e a liberdade, mas conferiu-lhe
a segurança dos dias iguais. Além disso, há que se considerar o peso da idade.
Mais bem alimentado, graças à criação de animais em cativeiro, o homem passou a
viver bem.
COIMBRA, David. Uma história do
mundo. 6.ed. Porto Alegre: - L&PM,2013: 25.
O texto a cima se
refere
(A) a Revolução
Paleolítica.
(B) a Revolução
Biológica.
(C) a Revolução
Neolítica.
(D) a Idade dos
Metais.
(E) ao nomadismo.
Questão 04. Um império teocrático e politeísta, baseado na agricultura, na arregimentação de camponeses para grandes obras e profundamente das águas de um grande rio.
Esta frase se
refere aos
(A) fenícios e a importância do rio tigre.
(B) hititas e a
importância do Eufrates.
(C) sumérios e a
importância do rio Jordão.
(D) cretenses e a
importância do Egeu.
(E) egípcios e a
importância do Nilo.
Questão 05. Por muitos anos formos levados a acreditar em uma falsa verdade: que baseava e para que, realmente, servia o ensino de história no Brasil, que nos servia apenas temos consciência de datas importantes e a louvar vultos nacionais, personagens importantes para a construção errônea de nossa história, realizando assim um fantasiado conhecimento histórico.
FILHO, Ernani Furtado. A Teoria na Prática:
história na sala de aula. In: Revista de História da UFC Trajetos.
Fortaleza, v.5, n.9, p.112, 2007.
Diferentemente de outros tempos a história hoje é tida como
(A) a ciência dos
grandes homens, pois estes fazem a história. Os outros são meros espectadores.
(B) a ciência do
homem no tempo, não importando sua classe social, gênero, religião ou etnia.
(C) a ciência de
algum homes no tempo, pois nem todos fazem parte da história.
(D) a ciência do
tempo, pois ela se detém apenas do tempo e não dos homens.
(E) a ciência que
estuda o passado, pois para ela apenas o passado importa.
Questão 06. Leia o texto abaixo:
Akhenaton rebelou-se contra um mundo antigo – o Egito foi a segunda grande civilização da História. Em primeiro lugar, surgiram os sumérios; depois, os egípcios. E, como no caso da Suméria, a grandeza do Egito foi forjada ao longo de um rio, o Nilo.
COIMBRA, David. Uma história do mundo. 6.ed. Porto Alegre: - L&PM,2013: 65.
Foi por este
motivo que Heródoto, historiador grego escreveu que:
(A) “O Nilo é uma
dádiva do Egito.”
(B) “O Egito é uma dádiva do Nilo.”
(C) “No Egito reina o faraó.”
(D) “O Egito seria o mesmo com ou sem o Nilo.”
(E) “O Egito é um milagre do Nilo.”
Questão 07. Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a
compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram estes. Os
nomes de Sócrates, Platão e Aristóteles, no campo da teoria, de Péricles e de
Demóstenes na arte da oratória, estão presentes em qualquer estudo erudito que
se faça a respeito e mesmo nos mais singelos manuais de divulgação.
O texto acima faz referencia aos
(A)
egípcios
(B)
hebreus
(C) gregos Observe a imagem abaixo:
A imagem retrata
(A) Alexandre, o
grande, responsável por levar a cultura grega aos povos conquistados em um
período conhecido como helenístico.
(B) Alexandre que
ficou conhecido pela crueldade com que tratava os prisioneiros de guerra.
(C) Alexandre que
ficou conhecido por impor a cultura grega aos vencidos, desprezando as demais.
(D) Alexandre
fundador de Alexandria um grande general romano que conquistou a Grécia.
(E) Alexandre um
príncipe grego responsável pela destruição do império construído por seu pai.
QUESTÃO 08. O Período Arcaico da história grega caracterizou-se pela formação e desenvolvimento das cidades-Estado. Formaram-se aproximadamente 160 cidades em território grego e, a princípio a característica mais marcante foi à soberania de cada uma delas. A cidade soberana é aquela que possui seu próprio governo, leis e não possui nenhuma estrutura política acima dela. A cidade funciona como se fosse um pequeno país. Tratar da Grécia Antiga neste período significa, portanto conhecer o desenvolvimento das cidades.
Cada cidade-estado (Polis) era constituída por um núcleo principal, algumas vilas e áreas agrícolas. No núcleo principal ficava a ágora que era
(A) o centro religioso e comercial, marcado pela presença de escravos.
(B) o centro
religioso que também servia de fortaleza militar.
(C) a praça
central, onde as pessoas costumavam ir configuradas pela presença de mercados e
feiras livres.
(D) o centro
comercial marcado pela presença militar.
(E) a praça
central, onde a elite grega passeava aos domingos.
QUESTÃO 09. Com sete anos de idade o menino era enviado pelos pais ao exército. Começava a vida de preparação militar com muitos exercícios físicos e treinamento. Com 30 anos ele se tornava um oficial e ganhava os direitos políticos. A menina também passava por treinamento militar e muita atividade física para ficar saudável e gerar filhos fortes para o exército.
O texto acima faz
menção à educação recebida pelos
(A) troianos.
(B) tebanos.
(C) macedônios.
(D) espartanos.
(E) atenienses.
Questão 10. Marque a opção que contém a relação correta entre as colunas.
(1)
Zeus.
( ) Deus dos deuses.
(2)
Apolo.
( ) Deus do
vinho.
(3)
Eros.
( ) Deus do Sol e da beleza.
(4) Dionísio.
( ) Deus do amor.
(A) 1 - 4 – 2 – 3.
(B) 1 -2 -3 – 4.
(C) 4 – 3 – 2- 1.
(D) 1 – 4 – 3 – 2.
(E) 1 – 2 – 4 – 3.
Questão 11. Segundo a mitologia grega, as mulheres atenienses perderam os direitos de cidadania porque, quando da fundação da polis, elas haviam votado em Atena, deusa da sabedoria, para nomear a cidade. Então, para apaziguar a ira do furioso Poseidon, deus dos mares, foram condenadas a viver à sombra de seus amantes e maridos.
Neste caso a
mitologia é utilizada para
(A) justificar a atuação ativa da mulher ateniense dentro da sociedade.
(B) justificar a
submissão feminina ao e manter a dominação masculina.
(C) justificar as
diferenças entre homens e mulheres dentro da família e não fora dela.
(D) justificar a
dominação feminina dentro da sociedade ateniense.
(E) justificar o direito a cidadania da mulher
ateniense.
Questão 12. A Europa do
século XI prosperava. Com o fim das invasões bárbaras, teve início um período
de estabilidade e um crescimento do comércio. Consequentemente, a população
também cresceu. No mundo feudal, apenas o primogênito herdava os feudos, o que
resultou em muitos homens para pouca terra. Os homens, sem terra para tirar seu
sustento, se lançaram na criminalidade, roubando, saqueando e sequestrando.
Algo precisava ser feito.
In: http://www.brasilescola.com/historiag/cruzadas.htm. Acesso:
09/09/2013.
Uma solução para a
nobreza sem terra foi
(A) participar das
Cruzadas.
(B) comprar terras
de outros nobres.
(C) ingressar no
clero.
(D) trabalhar no
comércio de especiarias.
(E) Invadir o Império Romano do Oriente.
Questão 13 . Segundo o medievalista brasileiro Hilário
Franco Jr., o Ocidente medieval nasceu da conjugação de três fatores que se
influenciaram mutuamente ao longo dos séculos: as heranças romanas, as heranças
germânicas e o cristianismo.
BOULOS, Alfredo. História
Sociedade &Cidadania, 1° ano. 2ª ed. São Paulo: FTD, 2026.
Entre as heranças germânicas temos o direito
consuetudinário que é baseado
(A) na tradição e nos costumes.
(B) nas leias escritas.
(C) nas leis religiosas dos antigos deuses bárbaros.
(D) na lei das 12 tábuas.
(E) nos antigos livros dos reis bárbaros.
Questão 14. A eterna tensão em Roma
parecia encontrar uma solução. Para as pessoas orgulhosas de sua república, um
imperador era impensável, mas o impensável agora dito em voz alta. Em 63 a. C.,
Augusto tornou-se imperador, enquanto afirmava ser simplesmente primeiro
cidadão da república; tinha controle militar e mantinha pulso firme no senado.
Aos poucos, o imperador romano tornou-se todo-poderoso em vida e venerado como
um deus na morte. Cada imperador agora nomeava seu próprio sucessor.
GEOFFREY, Blainey. Uma breve história do mundo. São Paulo:
Editora Fundamento Educacional Ltda., 2012.
Segundo o texto
(A) Augusto dispersou as instituições republicanas e através da força tornou-se
imperador.
(B) Augusto aos poucos e com cautela foi pondo fim à República Romana.
(C) Augusto rompe
definitivamente com a República através de um golpe.
(D) Com o fim da monarquia Roma torna-se um Império.
(E) Usando a força
do exército Augusto torna-se um general.
Questão
15.
Leia o texto a baixo e em seguida marque a opção mais pertinente.
O termo “cruzada” é raro e recente, não aparece no
latim medieval antes da metade do século XIII e seu correspondente árabe (hurub
assalibiyya= a guerra pela cruz) data somente de 1850. De fato, aos olhos dos
orientais, as cruzadas permaneceram durante muito tempo como simples guerras
iguais a tantas outras iniciadas pelos francos. Já estes, que eram antes de
tudo peregrinos, se consideravam como “Soldados de Cristo” e “marcados pelo
sinal da cruz” (crucesignati, em italiano), sendo a partir desta última
expressão que se formou, por volta de meados do século XIII, o termo “cruzada” (também
do italiano cruciata).
MORRISSON, Cécile. Cruzadas. Porto Alegre: L&PM 2011.
(A) As Cruzadas em nada modificaram as relações comerciais entre Oriente e Ocidente.
(B) As cruzadas
permitiram aos árabes descobrirem as especiarias europeias
(C) As Cruzadas
foram tinham como objetivo selar a paz entre Oriente e Ocidente.
(D) As Cruzadas
impulsionaram as relações comerciais entre Oriente Ocidente.
(E) As Cruzadas na verdade se resumem a uma única
expedição no século XI.
Questão 16. Há dois milhões
de anos, esses seres humanos, conhecidos como hominídeos, viviam principalmente
nas regiões dos atuais Quênia, Tanzânia e Etiópia. Se dividirmos a África em
três zonas horizontais, a raça humana ocupava a zona central, ou zona tropical,
constituída principalmente de pastos. Uma mudança clima, cerca de um ou dois
milhões de anos antes, que fez com que certas regiões os pastos tenham
substituído boa parte das florestas, pode ter incentivado esses hominídeos a,
gradualmente, descendo das árvores, deixar a companhia de seus parentes, os
macacos, e passar mais tempo no chão.
GEOFFREY, Blainey. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento Educacional Ltda., 2012.
(A) Segundo o texto mudanças climáticas obrigaram os hominídeos a subirem nas árvores.
(B) Segundo o
texto os hominídeos habitam as planícies da Ásia menor.
(C) Segundo o
texto o gênero homo surgiu na África Ocidental há 2 milhões de anos.
(D) Segundo o
texto mudanças climáticas fizeram com que os hominídeos descessem das árvores.
(E) Segundo otexto os hominídeos habitavam os pastos, antes de habitarem as florestas da África.
Questão 17. Marque a opção
que melhor preenche o quadro a baixo:
ATENAS |
|
Sociedade guerreira |
|
MACEDÔNIA |
|
Foi destruída pelo exército de Alexandre. |
(A) Berço da
democracia - Tebas – Era desprezada pelos gregos – Corinto.
(B) Sociedade
guerreira -Tebas – Era desprezada pelos gregos – Esparta.
(C) Sociedade
guerreira - Atenas – Principal cidade - estado da Grécia – Esparta.
(D) Berço da
democracia – Esparta – Cidade- estado onde nasceu Alexandre – Creta.
(E) Berço da Democracia -Esparta - Cidade onde
nasceu Alexandre – Tebas.
Questão 18. O Renascimento, em seu âmbito cultural, ocorreu em meio urbano,
acompanhando o também chamado “Renascimento
Comercial” europeu. Cidade italiana como Pisa, Gênova e Veneza (famosas
por causa de seus portos marítimos) passaram, a partir do século XIV, a ter um
grande protagonismo no fluxo comercial do Mar Mediterrâneo. Nessa época, os
muçulmanos, que controlaram durante muito tempo o comércio no Mediterrâneo, já
haviam sido combatidos pelas Cruzadas, o que provocou uma abertura comercial maior no
sul europeu. As cidades, conhecidas também como burgos, tiveram que ser ampliadas para acomodar um
grande número de pessoas, que vinham de todo o Velho Mundo, em especial do
Oriente.
Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/renascimento-cultural.htm. Acesso: 13/11/2016.
A partir da leitura do texto acima podemos concluir que
(A)
O Renascimento Cultural não pode ser considerado um elemento de transição para
a modernidade.
(B)
O Renascimento cultura está ligado diretamente a outro renascimento, ou seja,
ao renascimento Comercial.
(C) O Renascimento
Cultura antecede o renascimento urbano e comercial no final da Idade Média e
inicio da Idade Moderna.
(D) O Renascimento
Cultural pode ser identificado como elemento que traduz o modo de viver da
sociedade medieval.
(E) O Renascimento
Cultural não pode ser entendido como um movimento burguês, uma vez que o seio
do seu desenvolvimento foi o campo.
Questão 19. Na imagem abaixo fica
claro uma das principais características do Renascimento Cultural. Marque
a opção que contém esta característica.
(A)
heliocentrismo.
(B) valores
clássicos.
(C) naturalismo.
(D) racionalismo.
(E)
antropocentrismo.
Questão
20. O nome imprensa remete,
nos dias atuais, quase que automaticamente às instituições de divulgação de
notícias e opiniões sobre fatos cotidianos, isto é: aos jornais e revistas
especializados, sejam diários, semanários ou mensários. Esse nome, entretanto,
designa, originariamente, um tipo de dispositivo técnico capaz de reproduzir
palavras, frases, textos ou mesmo livros inteiros através de caracteres ou
tipos móveis.
Disponível
em: http://brasilescola.uol.com.br/historiag/invencao-imprensa.htm.
Acesso: 14/11/2016.
Este
dispositivo foi inventado por
(A) Johann Gutenberg
(B) Johann de Roterdã
(C) Leonardo da
Vince
(D) Erasmo de
Roterdã
(E) Rafael
Gutenberg
Questão 21. A burguesia
surgiu apegada às doutrinas liberais, hostis a qualquer intervenção do Estado
na economia, como ensinava o inglês Adam Smith. Mas a situação de crise e
miséria dos trabalhadores estimulava pensadores a buscar remédios para tantos
males e a procurar novas formas de organização para a sociedade.
PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática, 2003.
Dessas reflexões
nasceram
(A) as ideias
capitalistas.
(B) as ideias
monarquistas.
(C) as ideias
aristocráticas.
(D) as ideias
materialistas.
(E) as ideias
socialistas.
Questão 22. As unificações italiana e alemã alteraram profundamente o quadro político da Europa no século XIX, articulando um cenário que resultaria na Primeira Guerra Mundial (1014-1918).
PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática, 2003.
Na base desses processos estavam os
(A) movimentos
liberais, acentuadamente socialistas nesses países.
(B) movimentos
monarquistas, acentuadamente nacionalistas nesses países.
(C) movimentos
liberais, acentuadamente comunistas nesses países.
(D) movimentos
populares, acentuadamente anarquistas nesses países.
(E) movimentos
liberais, acentuadamente nacionalistas nesses países.
Questão 23. Observe a imagem abaixo e em seguida marque a opção mais pertinente.
|
Google imagens |
(A) A Mesopotâmia
é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Eufrates que no passado foi
habitada pelos egípcios.
(B) A
Mesopotâmia é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Eufrates, que no
passado foi habitada por diversos povos entre eles os sumérios e caldeus.
(C) (A) A
Mesopotâmia é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Nilo, que no
passado foi habitada pelos egípcios.
(D) A
Mesopotâmia é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Eufrates, que no
passado foi habitada por diversos povos entre eles os sumérios e fenícios.
(E) A Mesopotâmia
é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Eufrates, que no passado foi
habitada por diversos povos entre eles os hebreus e caldeus.
Questão 24. A expressão Pax Romana significa
(A) Período de grande instabilidade nas fronteiras e crise na economia.
(B) Período de
estabilização das fronteiras e crescimento interno.
(C) Período de
caos da economia e ruralização da sociedade.
(D) Período de paz
interna durante a República.
(E) Período de
guerras contra Cartago.
Questão 25. Sobre os motivos que levaram a eclosão da Primeira Guerra Mundial temos as seguintes afirmações:
I. O Imperialismo
das potências europeias.
II. A formação das
alianças.
III. O assassinato
do arquiduque Francisco Ferdinando.
(A) Estão corretas
I e II.
(B) Estão corretas
I e III.
(C) Estão corretas
I apenas.
(D) Estão corretas
II e III.
(E) I, II e III.
Questão 26.
Os camponeses medievais pagavam uma série de impostos ao dono da terra, senhor
feudal, um destes impostos consistia na obrigação pela qual o servo
deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras
que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser
separados para o pagamento desde imposto.
(A)
O imposto em questão trata-se da talha.
(B)
O imposto em questão trata-se das banalidades.
(C)
O imposto em questão trata-se da mão morta.
(D)
O imposto em questão trata-se da corveia.
(E)
O imposto em questão trata-se do senhorio.
Questão 27. Associada à simplificação na produção do aço; ao aperfeiçoamento do dínamo; à exploração de petróleo e uso de seus derivados; a invenção do motor e sua combustão interna; à aceleração da Revolução Científica. Estamos falando
(A)
da Primeira Revolução Industrial.
(B)
da Segunda Revolução Industrial.
(C)
da Terceira Revolução Industrial.
(D)
do Imperialismo.
(E)
do Neocolonialismo.
Questão 28. Esta teoria racista do século XIX acredita na premissa da existência de sociedades superiores às outras.
Nessa
condição, as que se sobressaem física e intelectualmente devem e acabam por se
tornar as governantes. Por outro lado, as outras - menos aptas - deixariam de
existir porque não eram capazes de acompanhar a linha evolutiva da sociedade.
Assim, elas entrariam em extinção acompanhando o princípio de seleção natural
da Teoria da Evolução.
O texto acima se refere
(A) ao Etnocentrismo.
(B)
ao Darwinismo Social.
(C)
ao Antropocentrismo.
(D)
ao Evolucionismo.
(E)
ao Criacionismo.
Questão 29. Passou a ser usado para englobar tanto os regimes diretamente
ligados ao eixo Roma-Berlim e seus aliados, como os sistemas de autoridade que
atribuíam ao estado funções acima daquelas que as democracias lhe
entregavam.
(B) Comunismo.
(C) Fascismo.
(D) Socialismo.
(E) Liberalismo.
Questão 30. Foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), que foi inspirado nas ideias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros para que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção.
(B) ao Neoliberalismo.
(C) ao New Deal.
(D) à Crise de 1929.
(E) à Revolução Russa.
Questão 01. (C: 3 - H 15) A chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500, não correspondeu à pronta integração do novo território à economia de Portugal, pois os lusos aqui não encontraram, de imediato, produtos tão valiosos quando aqueles que, então, obtinham no Oriente. Portugal manteve sua atenção e recursos voltados para o comércio oriental, deixando o Brasil, por alguns anos, numa posição secundária, preocupando-se apenas em garantir a posse sobre seu território frente às continuadas investidas de outros países europeus.
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Questão 06. (H 11) Ano de 1500: debruçada sobre as águas do Tejo, estendia-se a ensolarada Lisboa. Ruas estreitas e tortuosas serpenteavam em meio ao casario branco e baixo que cobria as colinas, em cujas dobras aninhavam-se igrejas e pequenas construções coladas umas ás outras. Sobressaindo-se a todas elas, erguia-se a todas o Castelo: sólido bloco de pedras a lembrar os tempos em que os mouros ameaçavam os muros da capital do Reino.
PRIORI, Mary del. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta, 2010.
Sobre a ocupação muçulmana na Península Ibérica podemos afirmar que
(A) Teve início no século VII com os muçulmanos vindos da França.
Questão 07. (H 15) Reunidos em pequenos encontros secretos, os conjurados mais discutiam a teoria do que a prática. Falou-se sem dúvida em independência, mas havia controvérsias sobre a forma de governo a adotar; Álvares Maciel parecia republicano, enquanto o cônego Vieira era monarquista. A abolição da escravidão também gerava dúvidas: uns eram a favor e outros contra. O programa mais revelava os impulsos imediatos, e, sobretudo, regionais que tinham levado esse grupo a se afastar da Coroa Portuguesa.
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Google Imagens |
1 A
|
2 A
|
3 B
|
4 A
|
5 C
|
6 B
|
7 A
|
8 B
|
9 C
|
10 A
|
11 C
|
12 A
|
13. C
|
História e Cultura afro-brasileira e indígena
Questão 04. (H 5) Ao sul do Rio Nilo, localizava-se a região da Núbia. O principal reino dos núbios era o de Kush, cuja capital era a cidade de Napata. Os kushitas mantiveram intenso comércio com o Egito e, embora tenham recebido muitas influências, desenvolveram sua própria escrita e arquitetura.
PAULA e SILVA, André Marcos de. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.Curitiba: Editora Gráfica Expoente, 2008.
(A) O reino de Kush foi dominado pelo Egito no século VIII a.C.
Questão 05. (H 5) A Constituição brasileira promulgada em 1988 reconhece o direito definitivo dos remanescentes dos quilombolas às terras que ocupam, cabendo ao Estado providenciar os títulos de propriedade.
PAULA e SILVA, André Marcos de. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.Curitiba: Editora Gráfica Expoente, 2008.
Sobre os quilombos podemos afirmar
(A) foi a única maneira que os escravizados encontram de resistir, porém pouco se sabe sobre os quilombos.
Questão 06. (H 5) Relacione as colunas:
(1) Preconceito
(A) 4 - 1 - 2 - 3 - 5.
MELO e SOUSA, Marina de. África e Brasil Africano. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
(A) A África constitui-se como exemplo único onde um rio nasce no deserto.
Questão 08.(C:1 - H:5) Observe a imagem abaixo de Rugendas e em seguida marque a opção mais pertinente.
(E) Tornou optativo o ensino da história e cultura indígena.
Google imagens |
Questão 12. (C:1/H:1) . A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe. Vindos de muito longe, com enormes embarcações, os portugueses, em especial padres, foram associados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs (pajés), que andavam pela terra, de aldeia em aldeia, curando, profetizando e falando-lhes de uma terra de abundancias. Os brancos eram ao mesmo tempo respeitados, temidos e odiados, como homens dotados de poderes especiais.
Questão 02. O
guerreiro indígena, enquanto guerreiro, é um ser voltado para a destruição e,
por fim, a autodestruição. Para ressaltar seus valores, como bravura, contrasta
o seu mundo com o das mulheres . Conforme vimos, é considerado próprio dos
valentes morrer “nas mãos de seus inimigos, e não em suas redes como mulheres
fracas.” Cumpre ao guerreiro afirmar a masculinidade e não parecer “homem
fraco, afeminado”, pois as mulheres, ao contrário dos homens, “não foram
nascidas para com suas mortes ganharem semelhança honra.”
KOSHIBA,
Luiz. O Índio e a conquista portuguesa. São Paulo: Atual,
1994.
Segundo o texto e segundo seus conhecimentos, a guerra
(A) tinha o mesmo significado para europeus e indígenas.
(B) era uma atividade
praticada por homens e mulheres, já que nas sociedades indígenas não havia
distinção de gênero.
(C) tinha um
significado que lhe era próprio o que explica os rituais de antropofagia
praticados por algumas tribos.
(D) praticada contra
outras tribos consistia na sobrevivência, morrer em guerra era sinal de
masculinidade frágil.
(E) fazia com que
guerreiros se igualassem às mulheres, tamanha a honra e glória.
1 - C
|
2 - A
|
3 – E
|
4 - E
|
5 - C
|
6 - A
|
7 - E
|
8 - C
|
9-B
|
10-A
|
11 -C
|
12-C
|