Banco de questões de História

                           HISTÓRIA GERAL

  Questão 01. Observe o quadro abaixo:

 

Sociedade

Religião

Forma de governo

Egípcio

Politeísta

Hebreus

 Monarquia

Fenícios

Politeísta

 

A alternativa quem preenche o quadro na sequência correta é

 (A) teocracia, monoteísta e talassocracia.

(B) teocracia, politeísta e monarquia.

(C) monarquia, monoteísta e monarquia.

(D) teocracia, monoteísta e teocracia.

(E) monarquia, monoteísta e oligarquia.

 Questão 02. As mais antigas civilizações humanas tiveram origem no Oriente, surgem com o sedentarismo humano, com a organização social dos grupos cada vez maiores e mais complexos e também da necessidade de administrar os excedentes da produção agrícola. Podemos citar como exemplos de civilizações orientais antigas

 

(A) persas e gregos.

(B) romanos e gregos.

(C) hebreus e gregos.

(D) egípcios e romanos.

(E) egípcios e hebreus.

 

Questão 03. Leia o texto a baixo:

 

A agricultura, ao fixar o homem ao solo, retirou- lhe a aventura e a liberdade, mas conferiu-lhe a segurança dos dias iguais. Além disso, há que se considerar o peso da idade. Mais bem alimentado, graças à criação de animais em cativeiro, o homem passou a viver bem.

 

COIMBRA, David. Uma história do mundo. 6.ed. Porto Alegre: - L&PM,2013: 25.

 

O texto a cima se refere

 

(A) a Revolução Paleolítica.

(B) a Revolução Biológica.

(C) a Revolução Neolítica.

(D) a Idade dos Metais.

(E) ao nomadismo.

 Questão 04. Um império teocrático e politeísta, baseado na agricultura, na arregimentação de camponeses para grandes obras e profundamente das águas de um grande rio.

 

Esta frase se refere aos

 (A) fenícios e a importância do rio tigre.

(B) hititas e a importância do Eufrates.

(C) sumérios e a importância do rio Jordão.

(D) cretenses e a importância do Egeu.

(E) egípcios e a importância do Nilo.

Questão 05.  Por muitos anos formos levados a acreditar em uma falsa verdade: que baseava e para que, realmente, servia o ensino de história no Brasil, que nos servia apenas temos consciência de datas importantes e a louvar vultos nacionais, personagens importantes para a construção errônea de nossa história, realizando assim um fantasiado conhecimento histórico.

 

FILHO, Ernani Furtado. A Teoria na Prática: história na sala de aula. In: Revista de História da UFC Trajetos. Fortaleza, v.5, n.9, p.112, 2007.

 Diferentemente de outros tempos a história hoje é tida como

(A) a ciência dos grandes homens, pois estes fazem a história. Os outros são meros espectadores.

(B) a ciência do homem no tempo, não importando sua classe social, gênero, religião ou etnia.

(C) a ciência de algum homes no tempo, pois nem todos fazem parte da história.

(D) a ciência do tempo, pois ela se detém apenas do tempo e não dos homens.

(E) a ciência que estuda o passado, pois para ela apenas o passado importa.

 

Questão 06. Leia o texto abaixo:

 Akhenaton rebelou-se contra um mundo antigo – o Egito foi a segunda grande civilização da História. Em primeiro lugar, surgiram os sumérios; depois, os egípcios. E, como no caso da Suméria, a grandeza do Egito foi forjada ao longo de um rio, o Nilo.

 COIMBRA, David. Uma história do mundo. 6.ed. Porto Alegre: - L&PM,2013: 65.

 Foi por este motivo que Heródoto, historiador grego escreveu que:

 

 (A) “O Nilo é uma dádiva do Egito.”

(B) “O Egito é uma dádiva do Nilo.”

(C) “No Egito reina o faraó.”

(D) “O Egito seria o mesmo com ou sem o Nilo.”

(E) “O Egito é um milagre do Nilo.”

 

Questão 07. Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram estes. Os nomes de Sócrates, Platão e Aristóteles, no campo da teoria, de Péricles e de Demóstenes na arte da oratória, estão presentes em qualquer estudo erudito que se faça a respeito e mesmo nos mais singelos manuais de divulgação.

O texto acima faz referencia aos

(A) egípcios                                  (B) hebreus

 (C) gregos                               Observe a imagem abaixo:



A imagem retrata  

 

(A) Alexandre, o grande, responsável por levar a cultura grega aos povos conquistados em um período conhecido como helenístico.

(B) Alexandre que ficou conhecido pela crueldade com que tratava os prisioneiros de guerra.

(C) Alexandre que ficou conhecido por impor a cultura grega aos vencidos, desprezando as demais.

(D) Alexandre fundador de Alexandria um grande general romano que conquistou a Grécia.

(E) Alexandre um príncipe grego responsável pela destruição do império construído por seu pai.

QUESTÃO 08. O Período Arcaico da história grega caracterizou-se pela formação e desenvolvimento das cidades-Estado. Formaram-se aproximadamente 160 cidades em território grego e, a princípio a característica mais marcante foi à soberania de cada uma delas. A cidade soberana é aquela que possui seu próprio governo, leis e não possui nenhuma estrutura política acima dela. A cidade funciona como se fosse um pequeno país. Tratar da Grécia Antiga neste período significa, portanto conhecer o desenvolvimento das cidades. 

 Cada cidade-estado (Polis) era constituída por um núcleo principal, algumas vilas e áreas agrícolas. No núcleo principal ficava a ágora que era

 (A) o centro religioso e comercial, marcado pela presença de escravos.

(B) o centro religioso que também servia de fortaleza militar.

(C) a praça central, onde as pessoas costumavam ir configuradas pela presença de mercados e feiras livres.

(D) o centro comercial marcado pela presença militar.

(E) a praça central, onde a elite grega passeava aos domingos.

 QUESTÃO 09. Com sete anos de idade o menino era enviado pelos pais ao exército. Começava a vida de preparação militar com muitos exercícios físicos e treinamento. Com 30 anos ele se tornava um oficial e ganhava os direitos políticos. A menina também passava por treinamento militar e muita atividade física para ficar saudável e gerar filhos fortes para o exército.

O texto acima faz menção à educação recebida pelos

 

(A) troianos.

(B) tebanos.

(C) macedônios.

(D) espartanos.

(E) atenienses.

Questão 10. Marque a opção que contém a relação correta entre as colunas.

 

(1) Zeus.                             (  ) Deus dos deuses.

(2) Apolo.                           (  ) Deus do vinho.           

(3) Eros.                              (  ) Deus do Sol e da beleza.

(4) Dionísio.                      (  ) Deus do amor.

 

(A) 1 - 4 – 2 – 3.

(B) 1 -2 -3 – 4.

(C) 4 – 3 – 2- 1.

(D) 1 – 4 – 3 – 2.

(E) 1 – 2 – 4 – 3.

 Questão 11. Segundo a mitologia grega, as mulheres atenienses perderam os direitos de cidadania porque, quando da fundação da polis, elas haviam votado em Atena, deusa da sabedoria, para nomear a cidade. Então, para apaziguar a ira do furioso Poseidon, deus dos mares, foram condenadas a viver à sombra de seus amantes e maridos.

 

Neste caso a mitologia é utilizada para

 (A) justificar a atuação ativa da mulher ateniense dentro da sociedade.

(B) justificar a submissão feminina ao e manter a dominação masculina.

(C) justificar as diferenças entre homens e mulheres dentro da família e não fora dela.

(D) justificar a dominação feminina dentro da sociedade ateniense.

(E) justificar o direito a cidadania da mulher ateniense.

 

Questão 12. A Europa do século XI prosperava. Com o fim das invasões bárbaras, teve início um período de estabilidade e um crescimento do comércio. Consequentemente, a população também cresceu. No mundo feudal, apenas o primogênito herdava os feudos, o que resultou em muitos homens para pouca terra. Os homens, sem terra para tirar seu sustento, se lançaram na criminalidade, roubando, saqueando e sequestrando. Algo precisava ser feito.

In: http://www.brasilescola.com/historiag/cruzadas.htm.  Acesso: 09/09/2013.

 

Uma solução para a nobreza sem terra foi

 

(A) participar das Cruzadas.

(B) comprar terras de outros nobres.

(C) ingressar no clero.

(D) trabalhar no comércio de especiarias.

(E) Invadir o Império Romano do Oriente.

Questão 13 .  Segundo o medievalista brasileiro Hilário Franco Jr., o Ocidente medieval nasceu da conjugação de três fatores que se influenciaram mutuamente ao longo dos séculos: as heranças romanas, as heranças germânicas e o cristianismo.

BOULOS, Alfredo. História Sociedade &Cidadania, 1° ano. 2ª ed. São Paulo: FTD, 2026.

Entre as heranças germânicas temos o direito consuetudinário que é baseado

 

(A) na tradição e nos costumes.

(B) nas leias escritas.

(C) nas leis religiosas dos antigos deuses bárbaros.

(D) na lei das 12 tábuas.

(E) nos antigos livros dos reis bárbaros.


Questão 14. A eterna tensão em Roma parecia encontrar uma solução. Para as pessoas orgulhosas de sua república, um imperador era impensável, mas o impensável agora dito em voz alta. Em 63 a. C., Augusto tornou-se imperador, enquanto afirmava ser simplesmente primeiro cidadão da república; tinha controle militar e mantinha pulso firme no senado. Aos poucos, o imperador romano tornou-se todo-poderoso em vida e venerado como um deus na morte. Cada imperador agora nomeava seu próprio sucessor.

GEOFFREY, Blainey. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento Educacional Ltda., 2012. 

Segundo o texto

(A) Augusto dispersou as instituições republicanas e através da força tornou-se imperador.
(B) Augusto aos poucos e com cautela foi pondo fim à República Romana.

(C) Augusto rompe definitivamente com a República através de um golpe.
(D) Com o fim da monarquia Roma torna-se um Império.

(E) Usando a força do exército Augusto torna-se um general.

 

Questão 15. Leia o texto a baixo e em seguida marque a opção mais pertinente.

 

O termo “cruzada” é raro e recente, não aparece no latim medieval antes da metade do século XIII e seu correspondente árabe (hurub assalibiyya= a guerra pela cruz) data somente de 1850. De fato, aos olhos dos orientais, as cruzadas permaneceram durante muito tempo como simples guerras iguais a tantas outras iniciadas pelos francos. Já estes, que eram antes de tudo peregrinos, se consideravam como “Soldados de Cristo” e “marcados pelo sinal da cruz” (crucesignati, em italiano), sendo a partir desta última expressão que se formou, por volta de meados do século XIII, o termo “cruzada” (também do italiano cruciata).

 MORRISSON, Cécile. Cruzadas.  Porto Alegre: L&PM 2011.

 (A) As Cruzadas em nada modificaram as relações comerciais entre Oriente e Ocidente.

(B) As cruzadas permitiram aos árabes descobrirem as especiarias europeias

(C) As Cruzadas foram tinham como objetivo selar a paz entre Oriente e Ocidente.

(D) As Cruzadas impulsionaram as relações comerciais entre Oriente Ocidente.

(E) As Cruzadas na verdade se resumem a uma única expedição no século XI. 

Questão 16. Há dois milhões de anos, esses seres humanos, conhecidos como hominídeos, viviam principalmente nas regiões dos atuais Quênia, Tanzânia e Etiópia. Se dividirmos a África em três zonas horizontais, a raça humana ocupava a zona central, ou zona tropical, constituída principalmente de pastos. Uma mudança clima, cerca de um ou dois milhões de anos antes, que fez com que certas regiões os pastos tenham substituído boa parte das florestas, pode ter incentivado esses hominídeos a, gradualmente, descendo das árvores, deixar a companhia de seus parentes, os macacos, e passar mais tempo no chão.

 GEOFFREY, Blainey. Uma breve história do mundo. São Paulo: Editora Fundamento Educacional Ltda., 2012. 

 (A) Segundo o texto mudanças climáticas obrigaram os hominídeos a subirem nas árvores.

(B) Segundo o texto os hominídeos habitam as planícies da Ásia menor.

(C) Segundo o texto o gênero homo surgiu na África Ocidental há 2 milhões de anos.

(D) Segundo o texto mudanças climáticas fizeram com que os hominídeos descessem das árvores.

 (E) Segundo otexto os hominídeos habitavam os pastos, antes de habitarem as florestas da África.

Questão 17. Marque a opção que melhor preenche o quadro a baixo:

 

ATENAS

Sociedade guerreira

MACEDÔNIA

Foi destruída pelo exército de Alexandre.

 

(A) Berço da democracia - Tebas – Era desprezada pelos gregos – Corinto.

(B) Sociedade guerreira -Tebas – Era desprezada pelos gregos – Esparta.

(C) Sociedade guerreira - Atenas – Principal cidade - estado da Grécia – Esparta.

(D) Berço da democracia – Esparta – Cidade- estado onde nasceu Alexandre –  Creta.

(E) Berço da Democracia -Esparta - Cidade onde nasceu Alexandre – Tebas.

Questão 18. O Renascimento, em seu âmbito cultural, ocorreu em meio urbano, acompanhando o também chamado “Renascimento Comercial” europeu. Cidade italiana como Pisa, Gênova e Veneza (famosas por causa de seus portos marítimos) passaram, a partir do século XIV, a ter um grande protagonismo no fluxo comercial do Mar Mediterrâneo. Nessa época, os muçulmanos, que controlaram durante muito tempo o comércio no Mediterrâneo, já haviam sido combatidos pelas Cruzadas, o que provocou uma abertura comercial maior no sul europeu. As cidades, conhecidas também como burgos, tiveram que ser ampliadas para acomodar um grande número de pessoas, que vinham de todo o Velho Mundo, em especial do Oriente.

 Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/renascimento-cultural.htm. Acesso: 13/11/2016.

 A partir da leitura do texto acima podemos concluir que

 

(A) O Renascimento Cultural não pode ser considerado um elemento de transição para a modernidade.

(B) O Renascimento cultura está ligado diretamente a outro renascimento, ou seja, ao renascimento Comercial.

(C) O Renascimento Cultura antecede o renascimento urbano e comercial no final da Idade Média e inicio da Idade Moderna.

(D) O Renascimento Cultural pode ser identificado como elemento que traduz o modo de viver da sociedade medieval.

(E) O Renascimento Cultural não pode ser entendido como um movimento burguês, uma vez que o seio do seu desenvolvimento foi o campo. 


Questão 19. Na imagem abaixo fica claro uma das principais características do Renascimento Cultural. Marque a opção que contém esta característica. 


 


(A) heliocentrismo.

(B) valores clássicos.

(C) naturalismo.

(D) racionalismo.

(E) antropocentrismo.




Questão 20. O nome imprensa remete, nos dias atuais, quase que automaticamente às instituições de divulgação de notícias e opiniões sobre fatos cotidianos, isto é: aos jornais e revistas especializados, sejam diários, semanários ou mensários. Esse nome, entretanto, designa, originariamente, um tipo de dispositivo técnico capaz de reproduzir palavras, frases, textos ou mesmo livros inteiros através de caracteres ou tipos móveis.

 

Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/historiag/invencao-imprensa.htm. Acesso: 14/11/2016.

 

Este dispositivo foi inventado por

 

(A) Johann Gutenberg

(B) Johann de Roterdã

(C) Leonardo da Vince

(D) Erasmo de Roterdã

(E) Rafael Gutenberg



Questão 21. A burguesia surgiu apegada às doutrinas liberais, hostis a qualquer intervenção do Estado na economia, como ensinava o inglês Adam Smith. Mas a situação de crise e miséria dos trabalhadores estimulava pensadores a buscar remédios para tantos males e a procurar novas formas de organização para a sociedade. 

 PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática, 2003.

 

Dessas reflexões nasceram

 

(A) as ideias capitalistas.

(B) as ideias monarquistas.

(C) as ideias aristocráticas.

(D) as ideias materialistas.

(E) as ideias socialistas.

 Questão 22. As unificações italiana e alemã alteraram profundamente o quadro político da Europa no século XIX, articulando um cenário que resultaria na Primeira Guerra Mundial (1014-1918).

 PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática, 2003.

 Na base desses processos estavam os

 

(A) movimentos liberais, acentuadamente socialistas nesses países.

(B) movimentos monarquistas, acentuadamente nacionalistas nesses países.

(C) movimentos liberais, acentuadamente comunistas nesses  países.

(D) movimentos populares, acentuadamente anarquistas nesses países.

(E) movimentos liberais, acentuadamente nacionalistas nesses países.

 Questão 23. Observe a imagem abaixo e em seguida marque a opção mais pertinente.

 



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(A) A Mesopotâmia é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Eufrates que no passado foi habitada pelos egípcios.

 (B) A Mesopotâmia é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Eufrates, que no passado foi habitada por diversos povos entre eles os sumérios e caldeus.

(C) (A) A Mesopotâmia é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Nilo, que no passado foi habitada pelos egípcios.

 (D) A Mesopotâmia é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Eufrates, que no passado foi habitada por diversos povos entre eles os sumérios e fenícios.

(E) A Mesopotâmia é uma região localizada entre dois rios: Tigre e Eufrates, que no passado foi habitada por diversos povos entre eles os hebreus e caldeus. 

 Questão 24. A expressão Pax Romana significa

 (A) Período de grande instabilidade nas fronteiras e crise na economia.

(B) Período de estabilização das fronteiras e crescimento interno.

(C) Período de caos da economia e ruralização da sociedade.

(D) Período de paz interna durante a República.

(E) Período de guerras contra Cartago. 

 Questão 25.  Sobre os motivos que levaram a eclosão da Primeira Guerra Mundial temos as seguintes afirmações:

 

I. O Imperialismo das potências europeias.

II. A formação das alianças.

III. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando.

 

(A) Estão corretas I e II.

(B) Estão corretas I e III.

(C) Estão corretas I apenas.

(D) Estão corretas II e III.

(E) I, II e III.

Questão 26. Os camponeses medievais pagavam uma série de impostos ao dono da terra, senhor feudal, um destes impostos consistia  na obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento desde imposto.

 

(A) O imposto em questão trata-se da talha.

(B) O imposto em questão trata-se das banalidades.

(C) O imposto em questão trata-se da mão morta.

(D) O imposto em questão trata-se da corveia.

(E) O imposto em questão trata-se do senhorio. 

 Questão 27. Associada à simplificação na produção do aço; ao aperfeiçoamento do dínamo; à exploração de petróleo e uso de seus derivados; a invenção do motor e sua combustão interna; à aceleração da Revolução Científica.  Estamos falando

 

(A) da Primeira Revolução Industrial.

(B) da Segunda Revolução Industrial.

(C) da Terceira Revolução Industrial.

(D) do Imperialismo.

(E) do Neocolonialismo.

 Questão 28. Esta teoria racista do século XIX acredita na premissa da existência de sociedades superiores às outras.

Nessa condição, as que se sobressaem física e intelectualmente devem e acabam por se tornar as governantes. Por outro lado, as outras - menos aptas - deixariam de existir porque não eram capazes de acompanhar a linha evolutiva da sociedade. Assim, elas entrariam em extinção acompanhando o princípio de seleção natural da Teoria da Evolução.

 O texto acima se refere

 (A) ao Etnocentrismo.

(B) ao Darwinismo Social.

(C) ao Antropocentrismo.

(D) ao Evolucionismo.

(E) ao Criacionismo. 

 

Questão 29. Passou a ser usado para englobar tanto os regimes diretamente ligados ao eixo Roma-Berlim e seus aliados, como os sistemas de autoridade que atribuíam ao estado funções acima daquelas que as democracias lhe entregavam. 

 O texto acima se refere ao

 (A) Nazismo.

(B) Comunismo.

(C) Fascismo.

(D) Socialismo.

(E) Liberalismo.

Questão 30. Foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), que foi inspirado nas ideias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros para que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção.

 O texto se refere

 (A) ao Liberalismo.

(B) ao Neoliberalismo.

(C) ao New Deal.

(D) à Crise de 1929.

(E) à Revolução Russa.

 


 

                              História do Brasil ( Habilidades cobradas no ENEM)

Questão 01. (C: 3 - H 15) A chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500, não correspondeu à pronta integração do novo território à economia de Portugal, pois os lusos aqui não encontraram, de imediato, produtos tão valiosos quando aqueles que, então, obtinham no Oriente. Portugal manteve sua atenção e recursos voltados para o comércio oriental, deixando o Brasil, por alguns anos, numa posição secundária, preocupando-se apenas em garantir a posse sobre seu território frente às continuadas investidas de outros países europeus.


VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997.

Sobre o período em destaque no texto podemos afirmar que

(A) se estendeu até 1530 quando os portugueses decidiram efetivar a colonização do Brasil. Este período é chamado de Pré-colonial.
(B) ainda em 1503 foram criadas as capitanias hereditárias o que permitiu a rápida colonização do território.
(C) embora os portugueses não houvessem colonizado de fato o Brasil nenhum outro europeu adentrou este território.
(D) mesmo não se efetivando a colonização os europeus inauguram um valioso comércio de pau-brasil no qual os indígenas conseguiram acumular grandes riquezas.
(E) durou até 1534 quando os portugueses decidiram colonizar o Brasil devido à descoberta de valiosas jazidas de ouro no Nordeste.



Questão 02. (C: 3 – H 15)  A conjuração dos Alfaiates foi um movimento organizado na Bahia em 1798, por gente marcada pela cor e pela condição social: mulatos e negros livres ou libertos, ligados às profissões urbanas como artesãos ou soldados, e alguns escravos.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

 Marque a alternativa que contém as principais causas da Conjuração Baiana, ou Conjuração dos Alfaiates, bem como as aspirações dos líderes do movimento.

(A) As péssimas condições de vida da população de Salvador. A escassez de gêneros alimentícios e a carestia. Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o fim da escravidão, o livre comércio, o aumento dos salários dos militares.
(B) As péssimas condições de vida da população de Salvador. A escassez de gêneros alimentícios e a carestia. Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o livre comércio, o aumento dos salários dos militares. Porém não questionavam a escravidão.
(C) O centralismo politico no centro sul da Colônia. A escassez de gêneros alimentícios e a carestia. Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o livre comércio, o aumento dos salários dos militares. Porém não questionavam a escravidão.
(D) O centralismo politico no centro sul da Colônia, a escassez de gêneros alimentícios e a carestia. Os conspiradores desejavam a independência do Nordeste, e o fim da escravidão.
(E) O centralismo político de Recife, a escassez de gêneros alimentícios e a carestia. Os conspiradores defendiam a proclamação da República, o livre comércio, o aumento dos salários dos militares. Porém não questionavam a escravidão.

Questão 03. (C: 3 – H 14) Observe a imagem abaixo, da chegada da família real no Brasil, e em seguida marque a consequência imediata deste acontecimento.

Google imagens 
(A) A Independência  do Brasil.
(B) A abertura dos portos.
(C) O fim da escravidão.
(D) O fim do mercantilismo.
(E) A elevação do Brasil a categoria de Império.  








Questão 04. (H3) No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil. Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição
(A) da Polônia, de tendência fascista.
(B) da Polônia, de tendência comunista.
(C) da Polônia, de tendência liberal.
(D) da Alemanha, de tendência fascista.
(E) da Itália, de tendência fascista.

Questão 05.  (H 15) Leia o texto a baixo e em seguida marque a opção correta.

Nas décadas iniciais do século XX, apareceu nas terras do Cariri mais um movimento religioso que, com base nos princípios cristãos, oração, fraternidade e trabalho coletivo, estabeleceu uma sociedade cooperativa de tendência igualitária, alternativa a estrutura latifundiária nordestina.

FÁRIAS, Airton de. História do Ceará. 6ª ed. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2012.

(A) O texto faz referencia a comunidade de Caldeirão liderada por Padre Cicero no Sul do Ceará.
(B) O texto faz referencia a um episodio conhecido como Sedição de Juazeiro.
(C) O texto faz referencia a comunidade de Caldeirão liderada pelo beato José Lourenço no Sul do Ceará.
(D) O texto faz referencia a comunidade de Caldeirão liderada por Padre Cicero no Cariri.
(E) O texto faz referencia a comunidade de Caldeirão no Cariri, esta teve um final diferente de Canudos.

Questão 06. (H 11) Ano de 1500: debruçada sobre as águas do Tejo, estendia-se a ensolarada Lisboa. Ruas estreitas e tortuosas serpenteavam em meio ao casario branco e baixo que cobria as colinas, em cujas dobras aninhavam-se igrejas e pequenas construções coladas umas ás outras. Sobressaindo-se a todas elas, erguia-se a todas o Castelo: sólido bloco de pedras a lembrar os tempos em que os mouros ameaçavam os muros da capital do Reino.

PRIORI, Mary del. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta, 2010.

 Sobre a ocupação muçulmana na Península Ibérica podemos afirmar que
                    
(A) Teve início no século VII com os muçulmanos vindos da França.
(B) Teve fim em 1492 na chamada Reconquista, após séculos de lutas.
(C) Teve fim em 1500 com as grandes navegações.
(D) Teve início quando os francos expulsaram os muçulmanos da França.
(E) Teve fim em 1992 quando os muçulmanos expulsaram os portugueses. 

Questão 07. (H 15) Reunidos em pequenos encontros secretos, os conjurados mais discutiam a teoria do que a prática. Falou-se sem dúvida em independência, mas havia controvérsias sobre a forma de governo a adotar; Álvares Maciel parecia republicano, enquanto  o cônego Vieira era monarquista. A abolição da escravidão também gerava dúvidas: uns eram a favor e outros contra. O programa mais revelava os impulsos imediatos, e, sobretudo, regionais que tinham levado esse grupo a se afastar da Coroa Portuguesa.           
                                 
 PRIORI, Mary del. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta, 2010.

O texto acima se refere

(A) Inconfidência Mineira.
(B) Conjuração Baiana.
(C) Revolução Pernambucana.
(D) Guerra dos emboabas.
(E) Inconfidência do Rio de Janeiro.

Questão 08. (C: 3/H: 15) A principal característica política da independência brasileira foi a negociação entre a elite nacional, a coroa portuguesa e a Inglaterra, tendo como figura mediadora o príncipe D. Pedro. Do lado brasileiro, o principal negociador foi José Bonifácio, que vivera longos anos em Portugal e fazia parte da alta burocracia da metrópole. Havia sem dúvida participantes mais radicais, sobretudo padres e marços. Mas a maioria deles também aceitou uma independência negociada.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 15ª edição.  Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

No texto o historiador José Murilo de Carvalho

(A) Enaltece a capacidade de negociação dos brasileiros que foi fundamental para a independência do Brasil dos portugueses.
(B) Afirma que a independência brasileira foi uma negociação entre elite nacional e coroa portuguesa.
(C) Defende a tese que a independência só foi possível graças à resistência da população da colônia.
(D) Denuncia a incapacidade da elite brasileira de negociar com a coroa portuguesa o que levou a sangrentas batalhas.
(E) Defende a tese que sem esta negociação entre povo e elite não seria possível a independência. 


Questão 09. (C: 3/H: 15) Em 03 de Outubro de 1930, o presidente da República, Washington Luís, foi deposto por um movimento armado dirigido por civis e militares de três estados da federação, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.  Terminava assim a Primeira República.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 15ª edição.  Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Após este episodio o presidente que assumiu foi

(A) João Pessoa.
(B) Eurico Gaspar Dutra.
(C) Getúlio Vargas.
(D) Juscelino Kubitschek.
(E) João Goulart. 

Questão 10. (C:1/H:1). Observe a imagem abaixo e em seguida marque a opção mais pertinente.

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(A) Trata-se da Revolta da Vacina ocorrida no Rio de Janeiro nos primeiros anos republicanos.
(B) Trata-se da Revolta da Chibata ocorrida no Rio de Janeiros nos primeiros anos republicanos.
(C) Trata-se da Revolta de Canudos ocorrida em Pernambuco.
(D) Trata-se da Revolta da Vacina ocorrida no Rio de janeiro no final do Império.
(E) Trata-se da Revolta do Contestado ocorrida no Paraná nos primeiro anos republicanos.

 Questão 11. (C: 3/H: 13) A Primeira República foi dominada economicamente pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, cuja riqueza, sobretudo de São Paulo, era baseada no café.  Esse produto tinha migrado do Rio de Janeiro para o sul de Minas e oeste de São Paulo, onde terras mais férteis e o trabalho livre de imigrantes europeus multiplicavam a produção.  

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 15ª edição.  Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Sobre a Primeira República podemos afirmar que

(A) a maior parte da população brasileira tinha direito ao voto.
(B) com a imigração europeia o governou tentou poupar os ex-escravos do trabalho pesado.
(C) prevaleceu o mandonismo local e uma politica oligárquica.
(D) o voto feminino foi concedido àquelas que tinham escolaridade.
(E) foi um período de relativa paz no campo e na cidade.


Questão 12. No dia 10 de Novembro de 1937, tropas da política militar cercaram o Congresso e impediram a entrada dos congressistas. O ministro da guerra – general Dutra – se opusera a que a operação fosse realizada por forças do Exército. À noite Getúlio anunciou uma nova fase política e a entrada em vigor de uma Carta Constitucional, elaborada por Francisco Campos.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

(A) O texto acima se refere ao Golpe de Estado dado por Vargas em 1937.
(B) O texto acima se refere ao Golpe dado pelo Congresso em Vargas.
(C) O texto acima se refere à nova etapa do governo Vargas: o governo constitucional.
(D) O texto acima se refere à promulgação da Constituição Liberal.
(E) Fechar o Congresso é normal em qualquer democracia.

Questão 13.Observe a imagem e em seguida marque a opção correta.
Google Imagens 


(A) A imagem mostra o período chamado de Estado Novo.
(B) A imagem mostra o período chamado de Governo Provisório.
(C) A imagem as diversas faces da chamada Era Vargas.
(D) A imagem mostra como a Era Vargas foi diminuindo o autoritarismo.
(E) A imagem mostra o quando Vargas se manteve estável ao longo dos anos.

Gabarito:
1 A
2 A
3 B
4 A
 5 C
6 B
7 A
8 B
9 C
10 A
11 C
12 A
 13. C












            História e Cultura afro-brasileira e indígena 

Questão 01. (H1) Observe a imagem e em seguida marque a opção correta.


(A) Este dia é comemorado em homenagem a libertação dos escravos.
(B) Este dia é comemorado em homenagem ao fim do tráfico negreiro.
(C) Esta data foi instituída para ser uma data de reflexão, pois foi o dia da morte de Zumbi.
(D) Esta data foi instituída em 1989 para homenagear os ex-escravos.
(E) Esta data é um dia de festa, pois vivemos em um país onde não existe racismo.
 Questão 02. (H 5)  Religião afro-brasileira que cultua os orixás, deuses das nações africanas de língua ioruba dotados de sentimentos humanos como ciúme e vaidade. O candomblé chegou ao Brasil entre os séculos XVI e XIX com o tráfico de escravos negros da África Ocidental. Sofreu grande repressão dos colonizadores portugueses, que o consideravam feitiçaria. Para sobreviver às perseguições, os adeptos passaram 

(A) a associar os orixás aos santos católicos, no sincretismo religioso.
(B) praticar sua religião na clandestinidade atacando os cristãos.
(C) fazer feitiçarias para intimidar seus inimigos.
(D) adotar o catolicismo como religião afro-brasileira.
(E) adotar o catolicismo ocidental como único credo.

Questão 03. (H 5) Entre as religiões de matriz não cristã que se desenvolveram no Brasil ao lado do catolicismo e do protestantismo-por fora do cristianismo-, portanto há um grupo que se destaca pela posição de relevância estrutural que ocupa no quadro geral da cultura brasileira: o grupo das religiões afro-brasileiras. 

GAARDER, Jostein. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das letras, 2005.

As duas principais religiões afro-brasileiras são

(A) Xangô e Umbanda.
(B) Batuque e Candomblé.
(C) Tambor de mina e Umbanda.
(D) Xangô e Candomblé.
(E) Umbanda e Candomblé.

Questão 04. (H 5)  Ao sul do Rio Nilo, localizava-se a região da Núbia. O principal reino dos núbios era o de Kush, cuja capital era a cidade de Napata. Os kushitas mantiveram intenso comércio com o Egito e, embora tenham recebido muitas influências, desenvolveram sua própria escrita e arquitetura.


PAULA e SILVA, André Marcos de. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.Curitiba: Editora Gráfica Expoente, 2008. 

(A) O reino de Kush foi dominado pelo Egito no século VIII a.C.
(B) O reino de Kush foi um reino que desse seu apogeu entre os século X e XI da era cristã.
(C) Os kushitas mantinham intenso comércio com os egípcios sem nunca ter entrado em conflito com estes.
(D) O reino de Kush se desenvolveu as margens dos rios Tigre e Eufrates.
(E) O reino de Kush foi um reino africano da Antiguidade que dominou o Egito durante um século. 

Questão 05. (H 5) A Constituição brasileira promulgada em 1988 reconhece o direito definitivo dos remanescentes dos quilombolas às terras que ocupam, cabendo ao Estado providenciar os títulos de propriedade. 


PAULA e SILVA, André Marcos de. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.Curitiba: Editora Gráfica Expoente, 2008. 

Sobre os quilombos podemos afirmar 

(A) foi a única maneira que os escravizados encontram de resistir, porém pouco se sabe sobre os quilombos. 
(B) o maior quilombo da história foi o de Palmares localizado no sul da Bahia.
(C) o maior quilombo da história foi o de Palmares localizado na Serra da Barriga, hoje Alagoas. 
(D) o Quilombo dos Palmares nunca chegou a ser populoso, contando com no máximo 5 mil habitantes.
(E) O Quilombo dos Palmares deve curta existência, não resistindo as primeiras investidas lusas. 

Questão 06. (H 5)  Relacione as colunas:


(1) Preconceito                            
(2) Discriminação                        
(3) segregação                              
(4) molestamento                           
(5) genocídio                                
(  ) agressão física por motivos "raciais" .     
(  ) julgamento precipitado. 
(  ) forma de tratamento desigual. 
(  )separação física de grupos baseada no racismo.                    
(  ) extermínio parcial ou total de um grupo étnico, racial ou religioso.

A sequência correta é

(A) 4 - 1 - 2 - 3 - 5.
(B) 1 - 2- -3 - 4 -5.
(C) 5 - 4- 3- 2 - 1.
(D) 4 - 2 - 1 - 3 - 5.
(E) 4 - 1 - 2 - 5- 3. 

Questão 07. (C: 1 - H:1) O continente africano é cercado a nordeste pelo mar Vermelho, ao norte pelo mar Mediterrâneo, a oeste pelo oceano Atlântico e a  leste pelo oceano Índico. O istmo de Suez o liga à península Arábica. Em termos geográficos, suas principais marcas são o deserto do Saara ao norte, o deserto de Calahari a sudoeste, a floresta tropical do centro do continente, as savanas, ou campos de vegetação esparsas e rasteira, que separam áreas desérticas de áreas de florestas, e algumas terras altas, como aquelas nas quais nascem os rios que formam o Nilo.

MELO e SOUSA, Marina de. África e Brasil Africano. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2007. 

A partir da leitura do texto acima podemos concluir que

(A) A África constitui-se como exemplo único onde um rio nasce no deserto.
(B) Ao longo de sua história a África foi ocupada por grandes civilizações apenas no Sul.
(C) A África é uma região homogênea coberta em grande parte por florestas.
(D) O deserto do Saara ao Norte impediu que nessa região florescesse civilizações.
(E) A África constitui-se geograficamente e culturalmente uma região heterogênea.

Questão 08.(C:1 - H:5) Observe a imagem abaixo de Rugendas e em seguida marque a opção mais pertinente.

(A) A imagem mostra a homogeneidade dos africanos que chegavam no Brasil.
(B) A imagem mostra de forma destorcida as comunidades quilombolas.
(C) A imagem mostra a diversidade étnica dos africanos trazidos para o Brasil.
(D) A imagem retrata aspectos cotidianos dos escravizados da Bahia.
(E) Rugendas retratou a vida cotidiana dos escravizados no período anterior a 1808.

Questão 09. (C: 1: H1) Em 2008 foi sancionada; a lei 11. 645  tenta-se desta maneira abrir um maior espaço dentro das escolas as discussões referentes às questões étnico-raciais. 
A referida lei 

(A) Tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana.
(B) Tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígena.
(C) Tornou obrigatório o ensino de música na escola pública.
(D) Tornou obrigatório o ensino religioso na escola pública.
(E) Tornou optativo o ensino da história e cultura indígena. 

Questão 10. (C: 1/H: 5) Observe a imagem abaixo e em seguida marque a opção mais pertinente.

Google imagens


(A) A imagem demostra como funciona o Sistema de Cotas no Brasil de acordo com a Lei N°: 12.711/2012.
(B) A imagem mostra como funciona o Sistema de Cotas no Brasil desde 1970.
(C) A imagem demostra como funciona o Sistema de Cotas no Brasil de acordo com a Lei N°: 12.711/2000.
(D) A imagem demostra como funciona o Sistema de Cotas no Brasil de acordo com a Lei N°: 12.711/2013.
(E) A imagem demostra como funciona o Sistema de Cotas no Brasil de acordo com a Lei N°: 12.711/1888.

Questão 11. (C:1/H:1)  Observando atentamente o modo de vida dos índios, Caminha concluiu que “eles não lavram, nem criam. Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que acostumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame [mandioca], que aqui há muito, e dessa semente e frutos, que a terra e as árvores de si lançam.” Enfim, ele não viu indicio que os índios trabalhassem.

KOSHIBA, Luiz. O Índio e a conquista portuguesa. São Paulo: Atual, 1994.

Na observação de Caminha fica claro que ele não entendeu o modo de vida indígena, do que hoje chamamos de Brasil, que eram  

(A) agricultores e pescadores.
(B) agricultores e caçadores.
(C) coletores e caçadores.
(D) nômades e agricultores.
(E) comerciantes e pescadores. 

Questão 12. (C:1/H:1) .  A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe. Vindos de muito longe, com enormes embarcações, os portugueses, em especial padres, foram associados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs (pajés), que andavam pela terra, de aldeia em aldeia, curando, profetizando e falando-lhes de uma terra de abundancias. Os brancos eram ao mesmo tempo respeitados, temidos e odiados, como homens dotados de poderes especiais.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.



Segundo o historiador Boris Fausto

 (A) os indígenas temiam os portugueses por associá-los a terríveis feiticeiros.
(B) os indígenas respeitavam os padres portugueses, pois há tempos esperavam estes guerreiros lendários.
(C) os padres portugueses foram associados, pelos indígenas, aos grandes xamãs.
(D) a chegada dos portugueses foi benéfica aos indígenas, pois estes não tinham nenhuma religião. 
(E) os indígenas praticavam rituais que não condizia com a religião seguida por eles.

Questão 02. O guerreiro indígena, enquanto guerreiro, é um ser voltado para a destruição e, por fim, a autodestruição. Para ressaltar seus valores, como bravura, contrasta o seu mundo com o das mulheres . Conforme vimos, é considerado próprio dos valentes morrer “nas mãos de seus inimigos, e não em suas redes como mulheres fracas.” Cumpre ao guerreiro afirmar a masculinidade e não parecer “homem fraco, afeminado”, pois as mulheres, ao contrário dos homens, “não foram nascidas para com suas mortes ganharem semelhança honra.”


                                                                    KOSHIBA, Luiz. O Índio e a conquista portuguesa. São Paulo: Atual, 1994.

Segundo o texto e segundo seus conhecimentos, a guerra  



(A) tinha o mesmo significado para europeus e indígenas.

(B) era uma atividade praticada por homens e mulheres, já que nas sociedades indígenas não havia distinção de gênero.

(C) tinha um significado que lhe era próprio o que explica os rituais de antropofagia praticados por algumas tribos.

(D) praticada contra outras tribos consistia na sobrevivência, morrer em guerra era sinal de masculinidade frágil.

(E) fazia com que guerreiros se igualassem às mulheres, tamanha a honra e glória.


Gabarito: 

1 - C
2 - A
3 – E
4 - E
5 - C
6 - A 
7 - E
8 - C
9-B
10-A
11 -C
 12-C



Origem do feriado da Data Magna

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