quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Raízes Indígenas em Viçosa do Ceará

                                                            
Nem toda identidade deriva da memória, mas as identidades mais profundas, aquelas que parecem mais naturais e indiscutíveis, são as fundadas no passado e garantidas por ele. Norberto Luiz Guarinello

 Viçosa do Ceará fica localizada na Serra da Ibiapaba em meio ao semiárido nordestino na região norte do Ceará. Viçosa fez parte do território da antiga Aldeia da Ibiapaba (1700-1759) que foi fundada por padres da Companhia de Jesus e por mais de meio século abrigou grande contingente indígena da região. A catequese implantada pelos jesuítas ainda pode ser vista na forte religiosidade da população, um catolicismo popular que mescla elementos da fé católica e elementos indígenas, ou seja, um catolicismo caboclo.
Por ter sido aldeia indígena e depois vila de índios Viçosa traz em suas raízes essa cultura que não foge ao bom observador. Pois podemos observar fortes traços na cultura local bem como traços físicos em seus habitantes, além da toponímia localidades que trazem nomes tupis ou nomes de santos revelando dois elementos indenitários: o passado indígena e o catolicismo trazido pelos jesuítas.
O vocabulário local também traz as marcas tupis com uma série de palavras oriundas dessa língua: culumim (curumim), cunhã (moça, mulher), caboclo (mescla de branco com índio) sendo estas bem recorrentes no cotidiano viçosense.  
Mas há um silêncio que paira sobre este passado indígena, chamarei de silêncio indentitário, pois muitos negam essas raízes e suas marcas, mesmo que as vivam não querem ser associados aos indígenas, pois parece um passado não tão glorioso e até mesmo selvagem. Não os culpo, pois por séculos houve uma tentativa de se apagar este passado, no século XIX chegou-se a se afirmar que no Ceará não havia mais índios. Por anos indígenas negaram suas identidades na tentativa de ingressar no chamado mundo civilizado.

Por isso esse silêncio secular ainda nos ronda, pois a visão de senso comum ainda ver o índio sob olhares estereotipados, mas a recente historiografia tenta romper com isso, pois acreditamos que somente com o conhecimento da história dos povos indígenas de sua cultura e suas lutas poderemos responder sem receio as perguntas: Quem somos?  Que povo é esse que habita o topo de uma serra de cultura tão singular?


5 comentários:

  1. Muito interessante, para vc e para o seu município.Gostei do seu interesse pelo patrimônio de Viçosa.

    ResponderExcluir
  2. obg ajudou muito no meu trabalhooo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu artigo, Carla.
    O conhecimento da história é fundamental para a atual geração!

    ResponderExcluir

Origem do feriado da Data Magna

Google imagens  Data magna significa uma data de grande relevância. No estado do Ceará 25 de março é uma data magna, pois é um dia important...