domingo, 28 de agosto de 2011

O que dizem os antigos sobre o amor

idade


Seja como for, eu não quero me afastar da opinião dos antigos, pois disse o sábio: na Antiguidade está a sabedoria. Giordano Bruno, A ceia das cinzas.

"No diálogo O Banquete, Platão relata um encontro em que os convivas discutem sobre o amor. Aristófones, o melhor comediógrafo da época, conta o mito sobre a origem do amor. No início, os seres humanos eram duplos e esféricos, e os sexos eram três, um deles constituído por duas metades masculinas, outro por duas metades femininas e o terceiro, andrógino, metade masculino, metade feminino. Por terem ousado desafiar os deuses, Zeus cortou-os em dois para enfraquecê-los. A partir dessa separação, cada metade buscou restaurar a unidade primitiva, de onde surgiu o amor recíproco."
 In: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2009.p.84.

O mito, ao contrário do que muitos podem pensar, tem muito a nos ensinar, pois nos trazem sempre uma moral que resiste ao tempo. Porque alguns valores são universais. O amor é uma linguagem universal. Este mito contado pelos antigos gregos revela uma sabedoria que falta a muitos contemporâneos. Explicar o mundo com seus valores e sentimentos era a função da mitologia nas mais diversas sociedades. Com o surgimento da filosofia e posteriormente com o desenvolvido da ciência esqueceu-se esta forma de narrativa que mesmo não   partindo da razão pode nos ensinar muito. O mito acima explica a origem do homossexual e do heterossexual enfatizando o amor. Como o mundo seria melhor se as pessoas entendessem o amor em suas várias facetas, e não o amor "tradicional". A homossexualidade  já existia nas sociedades antigas, estou sendo anacrônica, claro que não existia essa denominação. Quem veio dizer que isto era pecado foi uma sociedade forjada sob o simbolo da cruz, porém ele continuou e sempre continuará enquanto este planeta for habitados por humanos que diferentemente dos outros animais têm a capacidade e a necessidade de amartem. Uns amam o igual, outros o diferente. Outros amam a si mesmo, e outros não amam ninguém. 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já tive uma visão bem senso comum sobre o assunto, até encontrar esta passagem do banquete! Uma explicação linda! Acredito que não importa que vc ame, contanto que ame, nada pior que um coração vazio.

    ResponderExcluir
  4. Este mito é muito curioso (Bôsco-Caruaru-PE)

    ResponderExcluir

Origem do feriado da Data Magna

Google imagens  Data magna significa uma data de grande relevância. No estado do Ceará 25 de março é uma data magna, pois é um dia important...