quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Amizade na pós-modernidade



                                                                                  
 "E foi então que apareceu a raposa: 
- Bom dia - disse a raposa. 
- Bom dia - respondeu polidamente o principezinho que se voltou, mas não viu nada. 
- Eu estou aqui - disse a voz, debaixo da macieira... 
- Quem és tu? - perguntou o principezinho. 
- Tu és bem bonita. 
- Sou uma raposa - disse a raposa. 
- Vem brincar comigo - propôs o príncipe
  - estou tão triste... 
- Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda. 
- Ah! Desculpa - disse o principezinho. 
Após uma reflexão, acrescentou: 
- O que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui - disse a raposa. - Que procuras? 
- Procuro amigos - disse. - Que quer dizer cativar? 
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"... 
- Criar laços? 
- Exatamente. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo... "

 Saint-Exupéry. O Pequeno Príncipe.

Este trecho nos faz refletir sobre lanços, em meio a esta sociedade que para alguns autores, já rompeu com a modernidade tornando-se pós-moderna e tendo como característica a liquidez das relações. Encontramos pessoas realizadas profissionalmente e intelectualmente, mas incapazes que manterem laços, falamos aqui em amizade, amizade verdadeira, aquela que muitos negam existir, mas que existe e só quem as têm sabe o valor e o bem que a mesma nos faz. Vale à pena acreditar nas pessoas, e se você já se decepcionou isto não lhe dá o direito de generalizar. Pense!

9 comentários:

  1. É incrível. Agora pouco por um acaso lia O Menestrel de W.S. onde muito me chamou a atenção para o trecho que falava da amizade - Amizade pode crescer mesmo a distância, amigos são a família a qual escolhemos podendo fazer algo ou nada e mesmo assim sermos felizes - E neste instante me deparo com você refletindo sobre esse valor. A sintonia mostra o espaço que existe entre as pessoas.
    É triste ver o quão superficial estão os valores, os princípios das pessoas, muitas fazem mais que simplesmente não cultivar amigos, alimenta e depois descartam fundamentando mais ainda essa liquidez.
    Realmente não temos o direito de generalizar. Temos sim que aprender a enxergar para evitar esses desamores.
    É por isso que devemos entender “...que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso."
    Tenho fé que existem pessoas que têm uma parte do coração ainda tradicional, a parte que bate para os princípios. Nosso desafio é encontrar....Srs
    Sei que vc ja deve ter lido a nota!! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, esta portagem foi resultado de uma conversa que tive ontem com uma amiga. É bom termos pessoas interessantes e amigas ao nosso lado elas nos fazem ver a vida muito mais alegre.

    ResponderExcluir
  3. Q incrível... "amizade" realmente é algo raro.
    "Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim" (Clarice
    Lispector).

    ResponderExcluir
  4. Amiga, Parabéns pelo blog...muito interessante, bem que não é de se admirar vindo de você....TE AMO PIOLHA...Sulyane

    ResponderExcluir
  5. Obrigada anônima, ops Sulyane!!!!!!!!!! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. gosteii demais...vou sempre ler seus posts!!
    RitaFrota...bj

    ResponderExcluir
  7. Engraçado antes tinha aversão ao termo pós-modernidade. Mas na falta de definir nosso tempo. Isso é pós-modernidade.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto!! Refletir sobre amizade em tempo difíceis como este não é fácil, porém quem tem o privilégio de ter bons amigos sabe que eles são necessários para que conheçamos o melhor de nós.

    ResponderExcluir
  9. Verdade Samara! Só que os têm sabe o valor.

    ResponderExcluir

Origem do feriado da Data Magna

Google imagens  Data magna significa uma data de grande relevância. No estado do Ceará 25 de março é uma data magna, pois é um dia important...