quinta-feira, 3 de maio de 2012

Por uma educação romântica


                                                                                                
                                              Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” Paulo Freire.

                                                                        

Sempre venho chamando atenção para a sensibilidade na educação. Críticas a parte, é algo em que acredito. Ainda somos humanos, e a educação é uma atividade que requer isto. Afinal é uma profissão que envolve mais que repasse de conteúdos, envolve relações humanas. Pelas salas de aula desse imenso país encontramos o mais variado público, não números, mas pessoas que sentem medo, mágoa, amor, ódio. São seres humanos, muitos não têm se quer uma pessoa que os sirva como referencial. Muitos não estão ali para aprender, vem à escola como uma válvula de escape, a estes ainda temos que ensinar a arte de aprender, e par isso devemos antes de sermos educadores sermos gente. Já dizia Paulo Freire: " Me movo como educador, porque,primeiro, me movo como gente.”  Conhecimento é importante, diria que fundamental na nossa sociedade, porém mais que cabeças- pensantes precisamos seres humanos. Mais que mão de obra para o mercado, precisamos de mão de obra para concertar o mundo. Não escondo meu desejo de ver uma educação voltada para o humanismo. Utopia? Talvez, problemas existem? Muitos. Mas todos estes problemas têm a mesma raiz: o egoísmo, ambição e maldade dos homens, homens inteligentes, com conhecimento, mas sem nenhuma sensibilidade. Então voltamos ao ponto inicial: precisamos de mais sensibilidade. Precisamos de intelectuais românticos, porque não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem do feriado da Data Magna

Google imagens  Data magna significa uma data de grande relevância. No estado do Ceará 25 de março é uma data magna, pois é um dia important...