segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Da Intolerância velada à Intolerância Escancarada

              
Google Imagens
A palavra intolerância vem do latim intolerantia, “impaciência, incapacidade de aguentar”, de in-, negativo, mais tolerans, “aquele que aguenta”, de tolerare, “aguentar”. No entanto conhecer a etimologia da palavra não basta para compreendê-la, olhando em nossa volta a compreendemos muito mais, pois a vemos em toda parte. Que ela vive em nossas raízes históricas é bem verdade, uma vez que a colonização foi feita de forma violenta, exterminado, perseguindo, e penalizando indígenas e africanos escravizados. Infelizmente, mesmo depois anos de governos republicanos e democráticos (golpeados por diversas vezes é bem verdade) , as raízes da intolerância permeiam a sociedade brasileira que é racista, machista, e excludente. Historicamente as elites mesmo sobre o viés do pensamento liberal foram extremamente tradicionais e reacionárias, e o que é pior, este discurso encontra-se também entre as classes sociais menos abastadas que frequentemente repetem as intolerâncias das quais são vítimas com outros, formando - se assim um ciclo vicioso e maldito.

Ultimamente vemos o eclodir do ódio, em especial pelas redes sociais, parece que se perderam as estribeiras e começa uma nova caça as bruxas. A quem culpar pela atual crise politica e financeira? Vêm então as mais absurdas respostas e pensamentos distorcidos do processo histórico e social brasileiro, e encontramos de tudo: mulheres criticando o feminismo, pobres neoliberais, religiosos pedindo pena de morte, jovens pedindo intervenção militar, figuras políticas carregadas de um discurso de ódio sendo aplaudidas, por vezes, por pessoas atingidas por tal ódio, dentre outras excentricidades que emergem em tempos de crise, emergem porque sempre estivera  aqui, esperando a hora de agir, guardando seu ódio. Resultado a onda tenebrosa de intolerância que se arrasta pelo país, parece que alguém apertou um botão e voltamos ao passado. Tudo isto é assustador, haja vista que nos últimos anos a legislação obedecendo às vozes das ruas deu visibilidade para as minorias historicamente marginalizadas, tudo isto parece ameaçado. E se tentamos historicizar a situação, somos chamados de comunistas, parece mesmo que voltamos ao passado. Precisa-se de professor de história! Onde? Em todos os lugares. Para quê? ´Para evitar que esta praga se alastre. Como diria Bertolt Brecht: O que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso. Deste crime estou livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Origem do feriado da Data Magna

Google imagens  Data magna significa uma data de grande relevância. No estado do Ceará 25 de março é uma data magna, pois é um dia important...